domingo, 24 de fevereiro de 2008

Reserna Natural do Paúl do Boquilobo


O comboio Porto-Lisboa a passar por dentro da Reserva Natural do Boquilobo. Onde fica? É uma grande extensão de terra ribeirinha do Tejo, no concelho da Golegã. O Boquilobo é um santuário de nidificação de graças. É constituído por áreas alagadas e pantanosas com vegetação rasteira e árvores de pequeno porte onde as graças nidificam. Como ir? Saia da A1 em direcção a Torres Novas, pela A23. Saia em direcção a Riachos/Golegã. Depois de atravessar a povoação dos Riachos, siga a sinalética. Ao chegar a uma estrada de terra batida, está na entrada da reserva. Circule durante mais 5 km pela estrada de terra batida.

Situado nas imediações da Golegã, a Quinta do Paul do Boquilobo, foi pertença das Ordens do Templo e de Cristo, sendo doada pelo rei D. João I ao seu filho Henrique.


Outrora dominado pelo bunho, daí a antiga designação de Bunhal, o Boquilobo é alimentado pelos caudais do Almonda e do Tejo apresentando uma acentuada variação do nível das águas entre o verão e a época de inverno/primavera. A paisagem vegetal é dominada pela presença de maciços de salgueiros ao longo das linhas de água e em densos núcleos nas zonas mais inundáveis. Caniçais e bunhais ocupam áreas restritas. Um cortejo de plantas aquáticas vegeta nas zonas permanentemente alagadas para além de espécies infestantes, como o Jacinto-de-água que, em determinadas épocas, cobrem rapidamente as valas. Montados e pastagens envolvem a zona húmida.

O Paul do Boquilobo alberga o mais importante garçal do território português e é importante local de concentração para espécies invernantes nomeadamente anatídeos, galeirões e limícolas. Único local em que se reproduz o Zarro-comum e um dos poucos em que nidificam a Gaivina-dos-paúis e o Colhereiro. Principal refúgio português da Piadeira e do Pato-trombeteiro e ponto de passagem de migradores passeriformes.

Várias espécies de peixes como o Ruivaco e a Boga-portuguesa, ambos endemismos lusitanos, frequentam as suas valas. O paul acolhe mais de uma vintena de espécies de anfíbios e répteis bem como pequenos mamíferos: Lontra, Toirão, Rato-de-Cabrera...
Fonte: Adaptado de Portal do ICN

Sem comentários: